Gripe Canina

.....A Tranqueobronquite Infecciosa Canina á comunmente conhecida como " tosse dos canis" ou "gripe canina". Trata-se de uma doença aguda e altamente contagiosa.

.....O clima frio e seco do inverno favorece o aparecimento dessa doença. Por isso sua incidência aumenta nessa época do ano, sendo transmitida por meio de tosse e espirros dos animais doentes ou objetos contaminados. A transmissão ocorre facilmente quando há aglomeração de animais, como em parques, praças, canis, hotéis, abrigo e lojas de animais.

.....Os cães doentes apresentam tosse seca e repetida, que freqüentemente piora com o exercício, agitação ou mesmo pela pressão da coleira. Outros sintomas são secreção nasal, falta de apetite e febre. Alguns animais, sobretudo os filhotes, podem sofrer complicações e chegar a desenvolver pneumonia se não tratados.

.....No inverno devemos ter os seguintes cuidados:

.....- Manter o animal protegido do frio, da umidade e do vento ( se necessário providenciar roupas próprias para animais );

.....- Evitar dar banhos nos dias frios ou então secar o animal utilizando o secador;

.....- Evitar aglomeração de cães durante o inverno e isolar os animais doentes.

.....Dentre estes cuidados a melhor forma de prevenção é a vacinação, que imuniza seu animal de estimação deixando-o livre desta doença e garantindo sua saúde.