Giardíase

.....A Giárdia é um protozoário, que infecta o intestino delgado, interfere na absorção da mucosa e algumas de suas espécies produzem diarréia.

.....A incidência maior é em animais jovens, e em aqueles que convivem em grupos.

.....O Cliclo vital de Giárdia é direto, ou seja, a contaminação se dá pela ingestão de alimento ou água contaminados com o agente.

.....Os sintomas geralmente passam desapercebidos, principalmente nos animais adultos, como há uma má absorção intestinal, o animal emagrece progressivamente. Em jovens os sintomas são mais evidentes, tais como, diarréia aquosa ou "semelhante a água de arroz", de cor clara e odor fétido, e perda de peso. A severidade do quadro se dá quando o animal possui outra patologia junto, como verminose ou doença infecto-contagiosa.

.....O diagnóstico de giardíase só pode ser dado por exames laboratoriais, visto que a sintomatologia clínica não é muito evidente.

.....O tratamento se baseia utilizando medicação específica contra o agente, bem como um grande cuidado com a higiêne e desinfecção das intalações, pois, a Giárdia afeta também os seres humanos, podendo haver contágio animal para o homem.

.....A grande novidade é o lançamento da vacina contra giardíase para caninos, que a pouco tempo não existia no mercado. É o método mais eficaz de nos livrarmos deste perigoso problema.