A Raiva

.....A Raiva é transmitida por um vírus que pode infectar todos os animais de sangue quente, inclusive o homem. Ele ataca primeiramente o Sistema Nervoso Central e é eliminado na saliva.

.....O vírus da Raiva é transmitido na saliva no interior de um ferimento profundo por mordedura, onde entra no tecido nervoso, indo a medula espinhal e cérebro. Também pode ser transmitido através do morcego hematófago ( raro em cães ).

.....Os sinais clínicos são alterações do comportamento, febre, inquietação, ataques violentos a objetos, perambulação inexplicada, ataque a outros animais, pessoas e o próprio dono. Posteriormente ( 4 a 7 dias após o aparecimento dos sintomas ) o animal vem a óbito.

.....A confirmação laboratorial inicial da raiva animal é essencial, de forma que os seres humanos afetados possam receber uma profilaxia apropriada o mais cedo possível.

.....O tratamento para esta enfermidade não existe, devendo os animais suspeitos serem isolados, e posteriormente efetuar exame para confirmar o diagnóstico. A profilaxia é o mais importante. Todos os animais devem ser vacinados anualmente, independente da idade.

.....Recomendações: Em caso de um animal saudável ter mordido um ser humano, e este cão não ter sido vacinado, este deve ser mantido em quarentena e observado por 15 dias, para ver se não demonstra sintomas de doença. Se o animal fugiu, todos os procedimentos médico-hospitalares devem ser tomados.

.....Os casos de Raiva canina em nosso estado estão sob controle, mas em outras unidades da federação, principalmente norte e nordeste ocorrem casos diariamente.