Higiêne: algumas dicas

.....Os cães necessitam de alguma atenção diária para assegurar que eles tenham boas condições.

Embelezamento

.....Não importa qual tipo de pelagem seu cão tenha, pêlos morrerão e cairão e novos nascerão. Cães trocam de pêlos durante todo o ano com dois picos na primavera e outono, e cães que moram dentro de casa trocam mais freqüentemente.

.....Escovação diária e banho removerão os pêlos mortos.

.....Acostuma-se a escovar seu filhote desde o início. Quando ele se tornar adulto, ele então ficará mais calmo e se acostumará a ser escovado e sentirá prazer em tomar banho.

Banho

.....Todas as raças caninas podem ser banhadas desde que elas sejam secas logo após o banho. A freqüência dos banhos varia dependendo da textura da pelagem. Cães com pêlos macios apenas necessitam ser banhados quando eles ficam sujos, cães com pêlos curtos devem ser lavados duas vezes por ano na média e cães com pêlos longos a cada três meses aproximadamente.

O Xampu

.....Não use xampus para humanos, mas apenas xampus especiais para cães.

.....Produtos para humanos são muitos ácidos e podem irritar a pele.

Limpando os olhos

.....Sempre que possível você deve limpar os olhos do seu cão com uma solução própria, quando isto foi previamente recomendado pelo veterinário. Você deve levantar a cabeça, abrir a pálpebra superior e aplicar uma pequena quantia do produto.

As orelhas

.....Há três tipos de orelhas em cães: pendular,semipendular (ou cortada) e ereta. Em recém nascidos onde as orelhas devem estar eretas quando adultos, elas começam a ficar em pé ao redor dos 5 meses. Entretanto, o tempo é fortemente influenciado pela detição. Durante este período é muito comum ver um filhote com uma orelha dobrada e a outra ereta - isto é muito normal.

.....O canal da orelha deve sempre ser mantido limpo e seco, especialmente em cães com orelhas moles para prevenir secreção e otite. As orelhas devem ser limpas em intervalos regulares usando uma loção apropriada. O tubo deve ser inserido no canal da orelha e o produto deve ser aplicado, seguido de uma massagem na base da orelha po aproximadamente 30 segundos após a remoção do tubo.

Os dentes

....Cuidar dos dentes é essencial, especialmente em jovens filhotes. Não espere o hálito ficar ruim ou o crescimento de um depósito de tártaro para agir. O tártaro pode levar a gengivas doloridas e inflamadas, e pode causar a perda do apetite. Os dentes devem ser escovados regularmente. Após um período, a remoção do tártaro por um veterinário pode ser a única solução.