Cinomose

.....A cinomose é uma doença infecto-contagiosa, causada por vírus e que atinge a cães de todas as idades, mas especialmente os cães jovens com até 3 meses de vida.

.....Esta doença pode ser fatal, se não descoberta logo no início e é transmitidas através de secreções nazais ou da boca, fezes, água e alimentos, ou seja, por vias respiratórias ou por via digestiva.

.....O animal contaminado deve ser isolado, pois, o vírus vive no ambiente por vários dias. Uma pessoa que esteve em contato com um cão infectado pode carregar o vírus até outro cão sadio.

.....Após o cão ser infectado, o vírus fica incubado por um período de 3 a 15 dias, até o animal começar a apresentar os primeiros sintomas, tais como falta de apetite, febre, mal-estar, depressão.

A doença evolui em 3 fases:

.....Fase respiratória: secreções nasais, pneumonia, dificuldade para respirar, tosse, secressões nos olhos, febre de até 41ºC (dura em torno de dois dias);

.....Fase gastrointestinal: diarréia, vômito, falta de apetite e febre (tudo volta ao normal por 2 a 3 dias ou até mesmo por meses e os sintomas desta fase duram de 1 a 2 semanas);

.....Fase nervosa: apatia, dificuldade de locomoção, tremores musculares, convulsões e inflamações no cérebro resultando em alterações compornamentais, sendo que às vezes o animal nem reconhece o seu dono.

.....O índice de mortalidade entre animais infectados é muito alto e caso o animal se recupere, pode ter sequelas.

.....Os sintomas das 3 fases podem apresentar-se juntos ou separadamente e o animal pode morrer tendo apresentado uma das fases ou se recuperar tendo apresentado as três fases.

.....Entre a primeira e a segunda fase o animal apresenta melhora e volta a viver normalmente. Não há como saber se a doença evoluirá rápida ou lentamente.

.....Evite todo esse sofrimento para o seu cão e para você e tome uma solução preventiva: VACINE O SEU ANIMAL.

.....1ª dose - vacina óctupla - dos 45 dias aos 2 meses de idade;

.....2ª dose - vacina óctupla - aos 3 meses de idade;

.....3ª dose - vacina óctupla - aos 4 meses de idade

.....uma semana após a última dose da vacina óctupla, aplique a vacina anti-rábica.

.....IMPORTANTE: os cães devem receber uma vez por ano o reforço das vacinas óctupla e anti-rábica.

.....Estas vacinas são preventivas e, se aplicadas corretamente, evitam que o seu cão pegue doenças como: Cinomose, Traqueobronquite infecciosa, Hepatite infecciosa, Leptospirose, Parvovirose, Parainfluenza, Coronavirose e Raiva.